Liberado viaduto do cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Amazílio Lino de Souza
A Prefeitura de Anápolis liberou para o trânsito, na segunda-feira (23.abr), o viaduto do cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Amazílio Lino de Souza, o segundo do pacote de intervenções na área da mobilidade urbana, iniciado ainda na gestão passada.
As obras estavam paradas quando o prefeito Roberto Naves (PTB) assumiu o mandato, em janeiro do ano passado. A retomada dos trabalhos implicou na entrega do viaduto da Avenida Brasil com a Rua Engenheiro Portela e Avenida Goiás, em agosto de 2017.
Agora foi a vez da liberação do segundo elevado, que leva o nome do empresário Ildefonso Limírio Gonçalves, morto em março de 2011, fundador da Neo Química.
Segundo a administração municipal, os dois viadutos implicam em melhora no trânsito, pois 50% dos veículos que passam no local irão utilizar os elevados, ou seja, sem necessidade de interrupção no fluxo.
“Estamos felizes em terminar mais uma obra parada do nosso município. Um projeto importante para o trânsito da cidade e que vai melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito na inauguração.
Roberto afirmou que o plano de mobilidade é bem mais complexo e amplo e novas frentes de trabalhos poderão ser abertas e outras intensificadas, como é o caso da terceira pista da Avenida Brasil Norte.
“Após estudos e consultas optamos por abrir menos postos, porém com mais celeridade e efetividade. Em breve será feita uma intervenção entre as avenidas Brasil e Goiás para implantação de galerias pluviais”, explicou o prefeito.
O dinheiro do pacote de mobilidade urbana é do Ministério das Cidades, em um total de R$ 74 milhões. O ministro Alexandre Baldy compareceu à entrega do viaduto e afirmou que é uma satisfação ver a seriedade com que a atual gestão encarou o projeto que estava parado e que tanto contribui para o desenvolvimento de Anápolis.
Estrutura
Medindo cinco metros de altura, o viaduto tem a extensão total de 185 metros, incluindo as rampas. A parte superior mede 40m por 14,8m. A obra remete aos padrões rodoviários e pode suportar tráfego pesado de veículos de carga e de passageiros.
Toda a sinalização horizontal e vertical foi concluída e a iluminação, com lâmpadas de LED, já está funcionando. Também foi feito o plantio de grama no canteiro central e realizado o alargamento das pistas nos encabeçamentos sul e norte. Dentro de 30 dias haverá a substituição do asfalto das alças laterais e a instalação de bocas de lobo que compõem a drenagem.