Retirada de canteiros marca o início de obras de mobilidade urbana

O Plano de Mobilidade Urbana já é uma realidade em Anápolis. Após a fase inicial, de análise de projetos e medições, começaram as intervenções com a retirada dos canteiros centrais da avenida Brasil. Segundo o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Viana, essa etapa marca o início da parte estrutural da obra para a implantação dos seis grandes corredores para o transporte público e a construção de dois viadutos. “Já estamos bem adiantados, a ideia é entregar tudo dentro do cronograma esperado”, disse. Sobre a execução da obra, o secretário foi taxativo e explicou que o trabalho é conjunto e deve seguir todas as etapas. “O prefeito João Gomes determinou que fiscalizássemos todas as etapas da obra”, pontuou. Essa primeira etapa tem prazo previsto para o primeiro semestre de 2016.

De acordo com o secretário, as obras vão fazer com que a população tenha um transporte público ágil e de qualidade, além de intervenções que vão facilitar a vida dos condutores, ciclistas e pedestres. Quanto aos transtornos, a Prefeitura, vai trabalhar para garantir que sejam os menores possíveis. “Todos podem ficar tranquilos, pois estas obras serão realizadas de forma parcial. Inclusive na retirada dos canteiros e árvores, optamos por fazer este trabalho no domingo, dia que temos menor tráfego de veículos”, destacou. Ele acrescentou que o trânsito não será bloqueado durante as obras e ressaltou que, na avenida Brasil, por exemplo, a quantidade de faixas de rolamento permite realizar interdições simples que não inutilizarão o uso da via.

As melhorias que virão com a implantação do Plano de Mobilidade Urbana também foram reafirmadas pelo diretor-geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Alex Araújo, “Vamos reduzir, consideravelmente, o tempo em que os cidadãos levam em seus deslocamentos diários”, disse, complementando que as obras atenderão tanto os usuários do sistema de transporte público, quanto os condutores de veículos. “Todos vão sair ganhando”, finalizou.

Sobre o Plamob

O Plano de Mobilidade Urbana (Plamob) é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis com o governo federal, com recursos do PAC 2 – Mobilidade Médias Cidades. No contrato, assinado entre o município e o Ministério das Cidades, via Caixa, serão aplicados mais de R$ 74 milhões na construção dos 47 quilômetros de corredores exclusivos e preferenciais para o transporte coletivo. Devido à sua grandiosidade, o projeto será executado em etapas e a primeira delas será a construção dos dois primeiros corredores ao longo da Avenida Brasil em seu eixo Norte – Sul, que compreende, também, a construção dos dois grandes viadutos que vão ser instalados nos cruzamentos das avenidas Brasil e Goiás e rua Barão do Rio Branco e também no cruzamento da avenida Brasil como a rua Amazílio Lino. As demais fases compreendem na implantação de corredores nas avenidas Pedro Ludovico, Presidente Kennedy, Fernando Costa, São Francisco e JK.

(Com Prefeitura de Anápolis)

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