Inaugurado em 2014, viaduto do Daia já precisa de reparos
Supervisor de Serviços do Dnit afirma que as fissuras se encontram no pavimento do viaduto e não representam risco para os motoristas, pois não afetam parte estrutural
LUIZ EDUARDO ROSA
Inaugurado em novembro de 2014, o viaduto do trevo de acesso ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), na saída sul da cidade, apresentou fissuras no seu pavimento e terá que ser fechado para obras. A intervenção será custeada pela concessionária que realizou a obra, já que o período de garantia ainda segue vigente. Para a realização do trabalho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) garante que será interditada somente a metade da via e que a fissura não apresenta riscos aos motoristas.
O aparecimento de trincas no pavimento, situado no início da elevação do viaduto, chamaram a atenção do Dnit em Anápolis. Segundo a Chefia de Serviços do órgão, as rachaduras estão situadas no pavimento de rodagem, o que poderá diminuir a qualidade de rolagem da pista. “A fissura se encontra no pavimento e não apresenta perigos, sem afetar partes de sustentação da obra”, explica o chefe do setor, Roberto Viana de Souza. Uma das hipóteses levantadas, porém ainda sem constatação oficial, é de que o tempo de cura (processo físico-químico) na fabricação da massa de concretagem acabou deixando o pavimento vulnerável ao calor, desgaste de rolagem e outros elementos.
“Ao invés de solicitarmos somente uma reparação, optamos pela substituição destas placas de concreto”, explica Roberto. A fissura se encontra no início da rampa na BR-153, no sentido Anápolis-Goiânia. Os custos da obra estão dentro do período e condições de garantia da concessionária licitada, não gerando nenhum ônus à União. O período mínimo de garantia após a conclusão da obra por parte da concessionária é de cinco anos, arcando com fissuras na estrutura, exceto as que são causadas por situações que não competem à engenharia da construção. A intervenção tem início nesta segunda-feira (15) e terá a previsão inicial de conclusão para o início de março.
O chefe de Serviços Roberto Viana aponta que a conclusão da obra dependerá das condições climáticas e que quanto mais momentos de estiagem houver, mais breve se concluirá a intervenção. A parte interditada durante a obra será somente meia parte da via, continuando o fluxo em somente uma faixa da pista. O Dnit alerta para que os motoristas tenham cuidado e reduzam a velocidade, que por mais que exista a sinalização da obra, o período chuvoso pode apresentar perigos no trecho.
Histórico
A construção do viaduto do Daia foi marcada por a constatação de superfaturamento na primeira licitação, o que levou à anulação do processo. O primeiro orçamento apresentado pelo Dnit em 2010 era de R$ 46,5 milhões. O Ministério Público Federal constatou que a obra poderia ser feita com R$ 27,8 milhões.
Uma nova licitação só foi feita pelo Dnit em 2012. O início das obras aconteceu em 2013 e a inauguração do viaduto sofreu atraso de mais de oito meses.