Cidade de Anápolis recebe a Tocha Olímpica no dia 4 de maio
Anápolis vai ser sede na próxima quarta-feira, 4, de um momento histórico para o esporte da cidade. No final da tarde deste dia, vai chegar, pela avenida Universitária, o maior símbolo das Olimpíadas – a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. A partir das 17 horas, 55 pessoas conduzirão o símbolo pelo município em um percurso de 11,4 quilômetros até o seu ponto final, o Parque Ambiental Ipiranga, ponto em que os anapolinos poderão participar do momento celebração da Tocha, também a partir das 17 horas. Depois de Brasília, Anápolis será a primeira cidade celebração da Tocha Olímpica, que vai passar por mais de 300 cidades até agosto.
O primeiro condutor receberá a Tocha Olímpica em frente ao Ginásio Poliesportivo da UniEvangélica, local de início do revezamento. Cada um dos 55 condutores caminhará com a tocha por uma distância de 200 metros, obedecendo o percurso definido pela organização do evento na cidade. No itinerário até o seu ponto final, haverá dois momentos de imagem em que a tocha ficará por um tempo determinado de 15 minutos para o registro de imagem e vídeo, primeiramente na Praça Bom Jesus e, em seguida, no Ginásio de Esportes Newton de Faria.
Depois destes dois momentos, o revezamento segue para o Parque Ambiental Ipiranga, local que já estará preparado para receber a Tocha Olímpica. Às 19h30, horário programado, haverá o protocolo de acendimento da pira olímpica que marca o momento celebração do símbolo com a fala de autoridades locais e de representantes do comitê organizador. Antes disso, até as 22 horas, haverá apresentações artísticas culturais.
Entre os condutores, quatro foram indicados pelo município: Paulo Brasil, Dirceu da Silva, Paulo da Silva (Paulo Xô) e Matheus de Souza. Os demais foram selecionados pelo comitê organizador do Jogos Olímpicos Rio 2016 e pelos patrocinadores oficiais – Coca Cola, Bradesco e Nissan, que contemplaram, por meio de suas seleções, inclusive, outros anapolinos.
Momento de interação da comunidade
A população poderá interagir com a passagem da Tocha Olímpica durante todo o percurso determinado. Todos que vierem para acompanhar o momento, poderão ficar acomodados nos passeios das vias por onde passará o símbolo, que serão devidamente identificadas, mas, principalmente, nos pontos dos momentos de imagem – Praça Bom Jesus, Ginásio Internacional – e no Parque Ambiental Ipiranga, onde haverá a mobilização maior pela celebração da Tocha.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem dos momentos. A Força Tarefa Revezamento Tocha Olímpica Anápolis também trabalhou, antecipadamente, com a mobilização por uma maior interação da comunidade visitando escolas públicas e particulares, universidades e outros movimentos. Diversas atividades foram realizadas nesses espaços.
Confira o percurso:
(Com Prefeitura de Anápolis)