Carregador de celular movido a pedaladas de alunos de Anápolis será apresentado em mostra
Um projeto de alunos do Sesi Jundiaí, de Anápolis, que transforma energia cinética em energia elétrica será apresentado na Mostra Sesi de Ciências e Engenharia, que acontece nesta sexta-feira (30/9), a partir das 13h, na Casa da Indústria, em Goiânia.
O projeto dos estudantes anapolinos propõe usar um motor de passo para transformar a energia cinética (gerada, por exemplo, por pedaladas em uma bicicleta) em corrente elétrica, que seria distribuída por uma malha em série. Um dos usos dessa energia seria para carregar a bateria do celular.
Cerca de 50 estudantes de escolas Sesi de Goiânia, Anápolis, Crixás, Niquelândia e Minaçu vão expor projetos com temas voltados à educação ambiental, tecnologia, alimentação e química. Três equipes serão selecionadas para a fase nacional da disputa, que será realizada em novembro, em Brasília.
O evento se destina a promover atividades de iniciação à pesquisa científica para estudantes da instituição do Sistema Fieg, por meio de práticas pedagógicas “hands on” (aprender fazendo), incentivando a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo.
A mostra é uma parceria com o Departamento do Nacional do Sesi com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC), associado à Escola Politécnica da USP, que é responsável pela coordenação e implantação da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).
Confira alguns projetos:
Transformando energia cinética em energia elétrica: aproveitando o movimento – Sesi Jundiaí
O projeto propõe usar um motor de passo para transformar a energia cinética (gerada, por exemplo, por pedaladas em uma bicicleta) em corrente elétrica, que seria distribuída por uma malha em série.
A necessidade da mudança de hábitos alimentares – Sesi Crixás
Os alunos apresentam experiência na substituição dos lanches tradicionais da cantina escolar por alimentos saudáveis. O projeto foca no controle da obesidade, na reeducação alimentar e melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
Descarte correto do soro do leite – Sesi Niquelândia
Os estudantes propõem a criação de um creme hidratante e um sabonete com a reutilização do soro derivado do leite. A ação solucionaria um problema socioambiental, o efeito DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), causado pelo descarte incorreto do produto.
Exointelectual – Sesi Canaã
A equipe desenvolveu um mecanismo para garantir acessibilidade, locomoção segura e independência aos deficientes visuais por meio de um dispositivo robótico que, acoplado ao corpo, detecta um alvo a 2 metros de distância. O equipamento avisa o usuário da sua localização. O mecanismo foi totalmente desenvolvido em plataforma programável de baixo custo.