Prefeitura oferece cursos gratuitos para empreendedores
Qualificação oferecia via Fábrica de Empreendedor é direcionada tanto para quem quer se tornar MEI quanto para quem já se formalizou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Anápolis
Como formalizar seu negócio, planejar as finanças e aumentar suas vendas são alguns dos cursos oferecidos gratuitamente pela Fábrica de Empreendedor, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo. Voltado ao cidadão que deseja se qualificar para abrir seu negócio e se preparar para lidar com o mercado no papel de empresário, o espaço é ponto de apoio permanente ao microempreendedor. Confira programação completa ao final da matéria ou clique aqui.
Localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo — Rua Visconde de Taunay, 380, Bairro Jundiaí – a Fábrica funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O contato pode ser feito pelo telefone (62) 3902-1057.
Entre os dias 20 e 24 de maio, o projeto integra a Semana do MEI, realizada pelo Sebrae, com apoio da Prefeitura de Anápolis. A Fábrica terá estande de atendimento exclusivo no evento, paralelamente, às atividades que seguem ritmo normal na sede.
Todo mês, mais de mil atendimentos são realizados no local. A cidade conta, hoje, com mais de 17 mil empreendedores individuais – um crescimento de 13% nos últimos dois anos, de acordo com dados do Portal do Empreendedor. A legalização dos negócios só gera benefícios, com o CNPJ é facilitada a abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e emissão de notas fiscais.
Modernização
A Fábrica de Empreendedor, antiga Sala do Empreendedor, opera sob novo formato desde janeiro deste ano. Hoje, além da formalização do Microempreendedor Individual (MEI), o espaço agrega qualificação gratuita à categoria, com cursos e palestras, e acompanhamento das empresas, na forma de consultorias dirigidas, oferecendo supervisão in loco e alinhada à realidade organizacional do negócio.
“O apoio ao empreendedor é completo, auxiliamos na formalização, regularização, capacitação e ainda realizamos o acompanhamento da consolidação do negócio. Tivemos crescimento da ordem de 30% nos atendimentos, desde a adoção no novo formato. Ao mês, são 150 novos MEIs formalizados na Fábrica”, pontua o secretário da pasta, Adriano Baldy. Ele ressalta que as parcerias foram essenciais no incremento dos serviços. Contribuem com as ações a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sebrae, Itego, Senar, Sindicato Rural, entre outras instituições.
Ampliação
O projeto também ficou maior, disponibilizando novos pontos de atendimento ao cidadão: na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e, em breve, no Shopping Jaiara.
Pontos de atendimento:
Sede da Fábrica de Empreendedor — das 7 às 19 horas –, no Feirão Coberto do Bairro Jundiaí (Rua Visconde de Taunay, nº 380. Telefone: 3902-1057. E-mail: semdeat@anapolis.go.gov.br)
Mercado Municipal — R. Gen. Joaquim Inácio – St. Central.
Mercado do Produtor — Av. Pres. José Sarney, 150 – St. Sul Jamil Miguel.
Sede da Acia — R. Manoel D’abadia, 335 – St. Central.
Serviços gratuitos da Fábrica do Empreendedor:
➢ Orientação, abertura e baixa de MEI.
➢ Informações sobre vigilância sanitária e sobre alvará de funcionamento.
➢ Pesquisa de CNPJ, CEP e título de eleitor.
➢ Emissão de multas, boletos, declarações e códigos de acesso.
➢ Alteração de dados e parcelamento.
➢ Isenção de taxas de INSS.
➢ Orientação para acesso a serviços e créditos financeiros.
➢ Orientação para benefícios previdenciários (aposentadoria por idade, salário
maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, aposentadoria por invalidez e pensão
por morte).
➢ Atendimentos de feirantes permissionários.
Benefícios aos empreendedores de Anápolis:
➢ Atendimento completo ao empreendedor, auxiliando na formalização, regularização, capacitação e acompanhamento durante a organização do negócio.
➢ Capacitação de novos empreendedores que estão fora do mercado de trabalho e queiram empreender.
➢ Qualificação de empreendedores através da oferta de cursos com certificação, em parceria com a UEG – Universidade Estadual de Goiás, Sebrae, Itego, Senar e Sindicato Rural.
➢ Oferta de consultorias dirigidas através do programa de mentoria à distância da PROIN-UEG.
➢ Acompanhamento dos empreendedores por alunos de graduação em Administração, orientados por professores e executado via WhatsApp.