Estação Ferroviária: projeto educativo promove visitas de escolas e outras instituições
Objetivo é mostrar aos anapolinos parte importante da história do município, diretamente associada à chegada da linha férrea à cidade
Com o objetivo de promover a inserção e o contato de alunos e professores das escolas da rede pública e privada da região com a cultura anapolina, a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, realiza projeto educativo que promove visitas orientadas à Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, durante toda a semana, com agendamento prévio.
No roteiro, uma viagem pelos trilhos da Estação Ferroviária, patrimônio histórico da cidade. Logo na entrada, o grande relógio chama a atenção dos visitantes. Parado pelo tempo, ele registra 5 horas. Pelos documentos – acervo fotográfico, depoimentos e obras de arte – os visitantes conhecem um marco na história do município. Foi a partir da sua inauguração, em 1935, que Anápolis experimenta intenso progresso, com desenvolvimento cultural e econômico.
“Ações educativas como esta são muito importantes. Por meio das visitas, a sociedade passa a ter acesso à história desses lugares e da cidade. O trabalho de educação patrimonial ensina as pessoas a amar, valorizar e admirar o patrimônio histórico de Anápolis”, explicou a secretária municipal de Cultura Eva Cordeiro.
O projeto mostra como Anápolis, até então uma típica cidade do interior, com casas de adobe, ruas sem calçadas e sem estrutura urbana, aos poucos foi se modificando pela chegada da ferrovia. Os trilhos eram desejados e trouxeram com eles significativas alterações na vida local, além da chegada de pessoas de outros estados e imigrantes que vinham em busca de novos horizontes.
“Com esse projeto educativo mais que valorizar a cultura anapolina, a Prefeitura tem a preocupação de democratizar o acesso ao patrimônio cultural e ajudar a população a entender a importância desses locais na cidade. Por isso, o trabalho com crianças, adolescentes e e os cidadãos em geral, é tão importante”, disse o coordenador do Museu Histórico e da Estação Ferroviária de Anápolis, Jairo Alves Leite.
Os interessados em conhecer a Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, e parte da história de Anápolis e sua cultura, pode agendar as visitas pelos telefones (62) 99120-7905 ou 98131-7265. Elas acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
História
A ferrovia chegou, oficialmente, a Anápolis como meio de transporte de passageiros e de cargas. A inauguração da Estação, localizada na Praça Americano do Brasil, aconteceu em 7 de setembro de 1935. Durante vários anos, a cidade foi o ponto final dos trilhos, fazendo com que o movimento de mercadorias chegando e saindo aumentasse consideravelmente.
Inúmeros negócios eram realizados, o que produzia bastante dinheiro e, por isso, Anápolis se desenvolveu e se tornou uma cidade rica. Em 1976, em virtude do crescimento urbano do município, a estação foi desativada e o terminal ferroviário foi transferido para a Estação Engenheiro Castilho, no Bairro Jundiaí. Em 1991, por meio da Lei Municipal nº 1.824, o prédio da antiga Estação Ferroviária foi tombado patrimônio histórico do município de Anápolis.
Serviço
Visitas orientadas Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente
Data: segunda a sexta
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente – Rua Tonico de Pina, nº 5 – Centro