Comenda Gomes de Souza Ramos, 37 anapolinos são homenageados
Em 2019, a mais alta honraria do município foi destinada a personalidades da cidade em cerimônia no Teatro São Francisco
Fonte: Prefeitura de Anápolis
Foto: Renato Lopes – Dircom
O prefeito Roberto Naves conduziu nesta terça-feira, 24, um dos eventos mais importantes da programação do aniversário de 112 anos de Anápolis. Na ocasião, a Comenda Gomes de Souza Ramos – principal honraria concedida pelo Executivo Municipal – foi entregue a 37 anapolinos que, de formas diversas, colaboram ou colaboraram para o desenvolvimento do município. A solenidade, realizada pela Prefeitura, aconteceu no Teatro São Francisco e contou com a participação de mais de 600 pessoas.
Para os homenageados e suas famílias, foi uma noite inesquecível. O advogado Jorge Henrique Elias, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Anápolis, foi um dos agraciados. Além da atuação no Direito, se dedica há mais de 20 anos à docência e é um dos membros fundadores da Associação Cruzada pela Dignidade, que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.
“Como já dizia Mahatma Ghandi, nós temos que ser a mudança que desejamos no mundo. E atentos a essa necessidade, cada comendador continuou agindo, ao longo da vida, de forma discreta e silenciosa, sempre na esperança de fazer a diferença. Hoje, agradecemos ao prefeito, às nossas famílias e às instituições as quais dedicamos essa importante homenagem”, disse, emocionado, ao falar em nome de todos os novos comendadores.
Os homenageados foram homens e mulheres, representantes dos mais variados setores, que têm em seus históricos de vida, trabalhos e ações dedicados à cidade de Anápolis. Em resumo, aqueles que aqui fizeram carreira ou aos que aqui deram a sua contribuição pelo bem coletivo. Conheça os comendadores ao final da matéria!
Ao parabenizá-los, o prefeito Roberto Naves citou o ditado: ‘na vida, o homem tem que plantar uma árvore e escrever um livro’. Em sua interpretação, a árvore é a família e o livro não precisa ser, necessariamente, impresso, mas se trata da história de suas vidas. “Se vocês estão aqui hoje, é porque possuem grandes memórias nessas páginas. Tenho certeza ainda, que os momentos que mais marcaram a vida de vocês foram os mais difíceis e, com certeza, a família estava ao lado para ajudar. É por isso que hoje, parabenizo vocês, comendadores, e seus entes queridos que os estão prestigiando neste momento. Acredito também que esta é uma página importante que foi escrita nesta noite”, falou Roberto durante o seu discurso.
História
Regulamentada em 1981, a Comenda Gomes de Souza Ramos é um importante instrumento da administração municipal para manifestar gratidão e reconhecimento a estas pessoas. Os agraciados são escolhidos por uma comissão composta por 13 membros.
Entre os critérios para definição das personalidades merecedoras da honraria estão suas atuações, tanto profissional quanto pessoal, que, de alguma maneira, tenham contribuído para o desenvolvimento de Anápolis.
Conheça os agraciados deste ano:
- Miss. Ana de Pina Afonso
- Anastácios Apostolos Dagios
- Dr. André Luiz Ignácio de Almeida
- Arnaldo Jayme de Pina
- Augusto César Ventura
- Dra. Carla Brant Corrêa Sebba Roriz
- Dr. Carlos Salvador Lemos
- Cleide Gomes Marques
- Profª. Elaine Abrahao Amaral
- Pr. Eurípedes Elias da Silva
- Geraldo Pereira Braga
- Irmã Diana Ferreira Elias
- Jairo de Oliveira Mendes
- Prof. João Alves Bento
- Jorge Henrique Elias
- Jorge Maurício Ghannam
- José Brandino Filho
- José Vítor Caixeta Ramos
- Juscelino Monteiro do Nascimento
- Magno Fernando José Ferreira
- Marcos Bonfim Garcia
- Maria de Fátima Garcez Machado
- Marluz Batista de Paiva
- Dr.Mateus Milhomem de Sousa
- Bp. Mozart Morais Almeida
- Pr. Orlando Candido de Oliveira
- Paulo de Souza Amparo
- Pedro Olímpio Neto
- Regina Celia de Assis Resende
- Reginaldo José de Paiva
- Pe. Rogério Silva de Moraes
- Ronan de Assunção Naves
- Sérgio Helou
- Valber Barreto de Queiroz
- Werlan Vieira de Moura
- Yesa de Ascenção de Carvalho
- Valdivino Alves de Oliveira