Programa de Certificação em Compras trará mais economia para o Governo de Goiás
Uso correto do dinheiro público
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) lança o Programa de Certificação em Compras Governamentais, na Escola de Governo. O secretário Bruno D’Abadia conduziu o lançamento nesta quarta-feira, dia 21, e destacou que o Estado é um grande comprador e que no ano passado, a administração movimentou pelo sistema mais de R$ 8 bilhões entre compras e aluguéis.
“Boa parte dos recursos é destinada a compras e contratações. Percebemos que havia pouca qualificação, capacidade de comprar bem e de gerir contratos. O programa de Capacitação implantado pela Sead visa capacitar os servidores de todo os órgãos para possam comprar melhor, com mais qualidade e economia”, esclareceu.
Bruno D’Abadia salientou que dada a situação fiscal e financeira que o Estado vem passando, somos nós, servidores, que temos a capacidade e a obrigação de gastar melhor o dinheiro público. “Encontramos um Estado endividado e que gastava mal. Precisamos agora dar condições, capacitação, habilidades e conhecimento necessário aos servidores da área de compras para que estejam engajados nesse processo de melhor uso dos recursos públicos”.
Outro ponto levantado pelo secretário no lançamento do Programa de Certificação em Compras Governamentais é a relação entre a administração e os fornecedores. “Nossos fornecedores devem ser nossos aliados, partícipes dessa mudança que o Estado está vivenciando. É nosso interesse fazer um ‘ranking’ de bons fornecedores e promover entre os competidores a busca por vender melhor e participar de forma eficiente e transparente dos processos de contratação, sempre dentro da legalidade”, explicou.
Certificação dos servidores
A superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa, lembrou que após o Programa de Compliance Público, a Certificação em Compras Governamentais é o segundo programa lançado pela unidade. Pontuou que a iniciativa faz parte de um programa próprio de certificação da Escola, que leva em consideração as necessidades das áreas finalísticas gestoras de negócios e as especificidades de conhecimentos necessário para certificação e habilitação para determinadas funções desempenhadas, conforme descrito no art. 11 do Decreto nº 9.462 de 11 de julho de 2019 que instituiu o Programa M.O.V.E. Goiás.
Para a superintendente os servidores que trabalham na área meio sentem falta da valorização do trabalho, “mas entendemos que se não existir uma área meio estruturada e fortalecida, a área fim também não conseguirá entregar seus resultados. Para alcançar essa eficiência é necessária a capacitação. Precisamos de pessoas habilitadas e confiantes para desempenhar funções específicas e estratégicas da administração púbica”, disse.
Para Ândrei Oliveira de Paula, superintendente central de Compras Governamentais e Logística, o programa é a concretização de um projeto muito maior que visa a área de compras no Estado. “Percebemos que essa área foi relegada a um segundo plano. A capacitação daqueles que trabalham com compras no Estado e a ocupação de espaços estratégicos tem sido implantas de forma equivocada, o que gera muitos desperdícios e, em alguns casos, o uso indevido dos recursos públicos”, avaliou. De acordo com o superintendente o programa capacitação trará mais profissionalização, eficiência, mais economia e eficácia na aquisição dos produtos.
A execução do Programa de Certificação em Compras Governamentais, formulado pela Escola de Governo, em parceria Superintendência Central de Compras Governamentais e Logística – SCCGL, será iniciado com o curso Básico de Licitações, que ocorre de 26 de agosto até 6 de setembro, das 14 às 18 horas. Os servidores lotados na superintendência terão prioridade na inscrição.
A certificação de 180 horas atestará o conhecimento em assuntos relacionados as aquisições, contratações e atividades congêneres na administração pública. As inscrições estão abertas no Portal do Aluno.
Comunicação Setorial Sead