UFG e Nvidia AI Nation firmam parceria pioneira na América Latina
Sede do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, no Instituto de Informática da UFG
Programa prevê projetos educacionais para os mais diversos setores da sociedade
Publicado: 25.09.2022
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG), é a primeira instituição a receber o programa Nvidia AI Nation na América Latina. Já reconhecida pelo primeiro Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) no Brasil, a Universidade estabeleceu essa parceria com a Nvidia, pioneira em computação acelerada, com a proposta de colaborar com o crescimento de computação acelerada no país, trabalhando juntos para expandir o acesso à capacidade de processamento para a indústria e o meio acadêmico.
Para isso, a parceria consiste no apoio a pesquisadores locais, comunidades de desenvolvedores e empreendedores de inteligência artificial (IA) para entender como a computação acelerada por graphics processing unit (GPU), ou unidade de processamento gráfico, pode ajudá-los a treinar, implantar e incorporar modelos de IA da nuvem. Por meio do Nvidia AI Nation, a IA pode ser usada como um motor para crescimento econômico, um protetor da saúde pública e como uma ferramenta para melhorar e expandir os serviços aos cidadãos.
Além disso, a proposta inclui identificar oportunidades para suportar as iniciativas de assistência humanitária, resposta a desastres e ação climática do Brasil, como previsão e resposta a desastres naturais, reconhecendo a urgência de monitorar e mitigar o impacto das mudanças climáticas nas cidades, recursos naturais, infraestrutura e economia.
“Estabelecer esta parceria inédita com a Nvidia é um passo muito importante para colocar o Brasil em uma posição competitiva na corrida global promovida pelos avanços em inteligência artificial. Para nós do Ceia, esta parceria é um reconhecimento muito importante do trabalho realizado ao longo dos anos que nos coloca em igualdade de condições com movimentos em outros países”, afirma a diretora-executiva do Ceia-UFG, Telma Soares. Segundo o coordenador científico do Ceia-UFG, o professor do Instituto de Informática da UFG, Anderson Soares, a parceria irá contribuir com todos os atores do ecossistema de inovação, sejam eles do setor público, privado ou do terceiro setor, com destaque a aceleração de startups de base tecnológica.
“O programa AI Nation é um importante passo para a Nvidia se conectar com os governos e políticas públicas para aprimorar a vida de cidadãos do Brasil e de todo o mundo. A computação acelerada, IA e soluções direcionadas para áreas como transporte, saúde, segurança e cidades inteligentes têm muito a acrescentar na sociedade. O programa coloca o mercado brasileiro em pé de igualdade com as grandes potências tecnológicas do mundo”, ressalta o diretor da divisão Enterprise na Nvidia na América Latina, Marcio Aguiar.
Ceia-UFG
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi lançado em 2019, a partir de uma política pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), no formato de tríplice hélice (academia, governo e empresas). O Ceia promove diversas ações sociais, dentre elas, o apoio e a promoção da Olimpíada Brasileira de Robótica para o ensino básico, a formação de professores para o uso e disseminação de ferramentas para inclusão digital bem como o desenvolvimento de soluções digitais junto ao setor público que beneficiem a sociedade em geral.
O Ceia também é uma unidade Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social qualificada pelo poder público federal, no tema de inteligência artificial e possui contratos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com 45 empresas privadas (sendo 3 delas estrangeiras) e 4 órgãos públicos. O Ceia gere cerca de 60 milhões de reais em projetos de inovação e 320 pesquisadores de inteligência artificial. Também atua em diversas áreas econômicas, tais como: saúde, energia, logística, indústria, agronegócio, finanças e veículos autônomos. Tudo isso sempre utilizando ferramentas de inteligência artificial para concepção de produtos inovadores e promovendo, a partir dos projetos, a formação e capacitação de alunos em nível de graduação, mestrado e doutorado.
Fonte: Ceia UFG e Nvidia