Eleitores que queiram utilizar o e-Título têm até o dia 1º de outubro para baixar ou atualizar o aplicativo

0

e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor

O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto

Publicado: 29.09.2022

Foto: Divulgação

Os eleitores brasileiros têm até o dia 1º de outubro para baixar ou atualizar a versão mais recente do aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Às vésperas das Eleições 2022, cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e exterior já ativaram o aplicativo. Somente nesse ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações.

O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto. Por isso, é importante se organizar e não deixar tudo para a última hora. A tecnologia é gratuita, está em funcionamento desde 2018 e permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta o eleitorado a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora. Isso porque, no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir do dia 3.

Mesmo àqueles que já possuem o aplicativo instalado, é recomendado conferir se o mesmo está atualizado. A atualização é necessária para que o aplicativo continue funcionando corretamente e para que os usuários possam acessar todas as suas funcionalidades, incluindo o envio de documentos e fotos para a Justiça Eleitoral.

Em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.

Como usar o e-Título no dia da votação

No dia 2 de outubro, quando o eleitor for votar, será possível apresentar o e-Título e se identificar através dele. Quem ainda não tem a biometria cadastrada deve apresentar o título online que está no aplicativo, onde será possível fazer a leitura do QR Code, com um documento pessoal com foto.

Já aqueles eleitores que já fizeram o cadastro da biometria, o documento com foto é dispensável.

Como baixar o e-Título

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular ou tablete
  • Na busca digite “e-Título”
  • Clique na opção “Obter” ou “Instalar”
  • Após o download abra o aplicativo e concorde com os termos de uso
  • Preencha informações como: nome, CPF, nome da mãe, etc.
  • Depois clique em “Entrar no e-título” e confirme as informações pessoais
  • Crie sua senha e ative o aplicativo

Outra opção é acessar “Leitura de QR Code”, e ler o código que está no verso do seu título de eleitor impresso. Dessa forma todos os dados serão preenchidos automaticamente. Além disso, a senha de acesso pode ser substituída pela validação biométrica do aparelho celular.

Agência Assembleia de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *