Procon Anápolis cria estratégia para alertar consumidor contra golpe do falso empréstimo

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Órgão recebe cerca de 400 denúncias mensais em que criminosos obtêm dados pessoais das vítimas por telefone

Publicado: 27.04.2023

Foto: Arquivo

Os idosos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) são as maiores vítimas dos golpes de empréstimos falsos, de acordo com levantamento do Procon Anápolis. Segundo o órgão, é registrada mensalmente uma média de 400 denúncias para este tipo de fraude e, por esse motivo, têm sido intensificadas as ações tanto na área preventiva como nas fiscalizações de correspondentes bancários citados como suspeitos.

O diretor do Procon Anápolis, Wilson Velasco, destaca que “diante dos golpes recorrentes, estamos intensificando as ações tanto na área de educação preventiva, através do projeto Procon Educa, que tem ido até o Centro de Convivência de Idosos (CCI) e aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), levando palestras com explicações para a população sobre como se proteger em relação a essas fraudes. Também intensificamos as fiscalizações de correspondentes bancários”.

Diante dessa situação, o órgão realiza a formalização das denúncias, gerando o início de uma busca pela empresa e uma verificação de seus dados. Um exemplo dos cuidados que o consumidor deve ter é não enviar dados pessoais através de meios eletrônicos ou ligações, não fornecer informações pessoais, documentos ou fotos, não assinar contratos sem ler antes e também bloquear sua conta no INSS para empréstimo.

A abordagem mais comum utilizada pelos golpistas é através do telefone, se passando por correspondentes de instituições bancárias. “O consumidor é informado que dispõe de um valor significativo para receber, referente a sua aposentadoria ou outro benefício do INSS, e muitos acabam concordando em pegar a quantia sob a condição de repassarem informações com validade jurídica”, complementa o diretor do Procon Anápolis.

Sobre a abordagem realizada pelos atendentes ao receber tais denúncias e a medida adotada pelo município para invalidar contratos feitos sem a ciência da pessoa, Velasco alerta que “nos atendimentos presenciais na sede do órgão estamos nos esforçando para que seja feita a aplicação da atual legislação municipal, Lei 4.168/2021, estabelecendo que fica proibida a contratação de empréstimos por aposentados e pensionistas por meio de qualquer meio telefônico, valendo apenas a assinatura com caneta esferográfica ou com uso de certificado token. Através dessa lei sancionada pela atual gestão, temos feito a imposição das multas previstas de forma a coibir que essas situações se tornem corriqueiras”.

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