“Anápolis faz um trabalho diferenciado com a população de rua”, diz representante do governo estadual em mutirão no Centro POP

centro pop

Dignidade na Rua e Voluntários de Coração acolheram público com dezenas de serviços em ação do município em parceria com o Estado

Publicado: 01.06.2023

Foto: Ana Laura Zanni

Anápolis recebe pela primeira vez o projeto Dignidade na Rua, uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizada nesta quarta-feira, 31, no Centro POP, em parceria com a Secretaria Municipal de Integração para atendimento às pessoas em situação de rua. O mutirão contou com a presença da primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves, e ofereceu mais de vinte serviços, entre eles, a emissão de segunda via de certidões, emissão de identidade e carteira de trabalho, assistência jurídica, retificação de nome e gênero, vacinação, atendimento médico, além de alimentação durante o dia (café da manhã, almoço e lanche).

Para a secretária municipal de Integração, Eerizania Freitas, a parceria entre Prefeitura de Anápolis e Governo do Estado é fundamental para avançar nas políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua. “Juntos somos mais fortes e podemos, de forma mais efetiva, lutar por políticas socioassistenciais assertivas, garantindo os direitos das pessoas em situação de rua. O lema dessa gestão é cuidar de pessoas e de forma integrada, ofertando os serviços sociais, como aconteceu hoje nesta ação conjunta”, comentou.

O Programa Voluntários de Coração realizou a entrega de livros literários, por meio da biblioteca voluntária, e também kits maternidade para as mulheres gestantes, além de cortes de cabelos. Também foram realizados atendimentos para referenciamento no Cadastro Único, encaminhamentos para casas de passagem e comunidades terapêuticas e ofertas de emprego e de cursos por meio do Sine e do Espaço da Oportunidade, que estiveram presentes durante toda a ação.

Segundo um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população de rua no Brasil aumentou 38% após a pandemia. “Este é um dado alarmante, que muito nos preocupa, mas estamos aqui para mostrar que estamos juntos em prol da vida daquele que é mais vulnerável e que ela pode ser transformada. E nós agradecemos muito a Prefeitura de Anápolis, pois sem essa parceria seria impossível realizar este trabalho”, disse a superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Luísa Freire.

Para a representante do Estado, o município está numa posição de destaque no acolhimento e atendimento das pessoas em situação de rua. “Anápolis faz um trabalho diferenciado com a população de rua e é um modelo a ser seguido. Isso é o que possibilita que essas pessoas saiam dessa condição justamente porque há um olhar humano, uma escuta ativa e um direcionamento.”

Lindomar Ezequiel da Silva chegou recentemente a Anápolis e foi uma das pessoas atendidas. “Eu cheguei aqui sem um real no bolso, com fome, com sede, sujo, e fui muito bem acolhido. Me deram roupa, me ofereceram banho, já me deram uma casa de passagem, onde eu dormi muito bem. Hoje cheguei aqui, tomei café e já consegui uma oportunidade de serviço. Aqui é o lugar em que eu vou me reerguer”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *