Exposição comemora a Agricultura Familiar em Goiás
Exposição faz parte das comemorações do Dia Nacional da Agricultura Familiar, de 25 de julho a 25 de agosto, no hall de entrada da Alego (Foto: Sérgio Rocha/Alego)
Publicado: 26.07.2023
A agricultura familiar é essencial na segurança alimentar e na economia de todo o país. Para celebrar a atividade em Goiás, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza uma exposição no hall de entrada da Assembleia Legislativa de Goiás.
A ação marca o início da Semana Estadual da Agricultura Familiar, instituída pelo governador Ronaldo Caiado em razão do Dia Nacional da Agricultura Familiar, comemorado em 24 de julho.
EXPOSIÇÃO
A exposição tem como objetivo promover a agricultura familiar, os alimentos que a atividade produz, e mostrar a importância do setor para o estado. Além disso, divulgar os programas e ações realizadas pela Emater, que assiste as famílias rurais em todo o território goiano. O estande ficará aberto até o dia 25 de agosto para visitação dos servidores e visitantes da Alego.
De acordo com o IBGE, dos 152 mil estabelecimentos agropecuários em Goiás, 95.684 mil são de agricultores familiares, ou seja, cerca de 63% do total. Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, os números mostram a força e a importância dos agricultores familiares.
“Muitas pessoas não sabem, mas os produtos da agricultura familiar no Brasil respondem por 70% dos produtos da cesta básica, por isso merece um olhar especial do poder público. E nós da Emater, como órgão executor do Governo de Goiás, somos os responsáveis por garantir que estas famílias sejam assistidas pelas políticas públicas estaduais e nacionais destinadas a este setor”, enfatizou o presidente.
Essas políticas, entre elas o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar), são responsáveis por introduzir incentivos à produção de alimentos saudáveis, fortalecer as famílias rurais e o desenvolvimento dos municípios goianos.
Segundo o último levantamento sobre o segmento, o Censo Agropecuário, divulgado em 2017, a agricultura familiar goiana emprega 46,8% da mão de obra no campo e gera cerca de R$ 4 bilhões em valor de produção, o que representa 10,5% do valor de produção total do Estado.
Além de fornecer recursos de subsistência a várias famílias no país, a atividade é conhecida pela diversificação agrícola e pelo trabalho familiar.
PROGRAMAÇÃO
Além da exposição, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás vai promover uma sessão solene para homenagear servidores da Emater em reconhecimento aos serviços prestados para o fortalecimento da agricultura familiar em Goiás. A solenidade será no dia 3 de agosto próximo, no Plenário Iris Rezende.
No mesmo dia, a Emater irá promover a Feira da Agricultura Familiar no estacionamento da Casa Legislativa. A ação também faz parte da programação em comemoração a Semana Estadual da Agricultura Familiar e tem como objetivo mostrar o trabalho dos agricultores familiares assistidos pela Agência.
SEMANA DA AGRICULTURA FAMILIAR
A Semana Estadual da Agricultura Familiar foi instituída pelo governador Ronaldo Caiado, por meio da sanção da Lei nº 20.513, de 12 de julho de 2019. Desde aquele ano, sempre na semana que compreende o Dia Nacional da Agricultura Familiar, em 24 de julho, devem ser desenvolvidas atividades para celebrar esse segmento que é fundamental para o desenvolvimento de Goiás.
Editado por Kattia Barreto via Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Governo de Goiás