Pacientes do Hospital Dia do Idoso recebem palestra sobre direitos e deveres do consumidor
Ação também teve como objetivo celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado neste domingo, 1º
Publicado: 03.10.2023
Foto: Gabriel Augusto
Os pacientes do Hospital Dia do Idoso tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira, 2. O Procon Anápolis, através do projeto Procon Educa, levou até o local um teatro de fantoches, que apresentou à plateia informações educativas sobre os direitos e deveres do consumidor, principalmente aos que fazem parte da terceira idade. A ação, que também teve como objetivo celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado neste domingo, 1º de outubro, contou com a presença de representantes da OAB.
Maria Antônia, de 60 anos, paciente do Hospital Dia do Idoso, comentou que ao participar da palestra de hoje, pôde perceber que precisa de mais cuidados. “Para mim foi muito importante essa palestra, até mesmo porque cuido do meu pai. Agora posso instruí-lo melhor e nos resguardar dos golpes que acontecem”.
A coordenadora do hospital, Raquel Moreira, explanou que “é muito importante ações como essa pois percebemos que nessa fase da vida, infelizmente eles sofrem muitos golpes. Então essa palestra de uma forma tão didática e educativa, traz segurança para que eles possam exigir seus direitos quando necessário”.
O projeto Procon Educa oferece gratuitamente palestras, cursos e oficinas para os consumidores em geral, que abordam, por meio de linguagem clara e acessível, os principais pontos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor, além de orientação financeira, economia comportamental, mercado de consumo, entre outros. Estes cursos são gratuitos e realizados de acordo com uma programação pré-estabelecida ou sob demanda, a partir de solicitação de grupos interessados.
Hospital Dia do Idoso
O Hospital Dia do Idoso (HDI) atende pacientes nas áreas médica, de exames, procedimentos, grupos de trabalho e de reabilitação (física, psicológica e social), oferecendo acolhimento humanizado. Trata-se de uma unidade de assistência de média complexidade que atende demandas preconizadas pelo programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Seus pacientes geralmente são encaminhados das unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada do sistema público.
A unidade conta com farmácia; atendimentos de reabilitação individuais e grupos terapêuticos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e nutrição; odontologia; atendimentos em enfermagem (curativo, sondagem vesical de demora, antropometria, glicemia capilar e verificação de pressão arterial); eletrocardiograma; serviço social; e nas especialidades de clínica médica, geriatria, cardiologia, urologia, ginecologia, angiologia e ortopedia.