Goiás Social realiza capacitação sobre políticas públicas para crianças e adolescentes
Goiás Social promove capacitação de profissionais envolvidos na elaboração e execução de políticas públicas para crianças e adolescentes (Foto: Carol Costa/Seds)
Publicado: 25.01.2024
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) realiza a segunda etapa das capacitações para implementação e gestão de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. A ação é em convênio com a Unesco e as capacitações seguem nos próximos dias com encontros regionais em Rio Verde (25 e 26 de janeiro), Planaltina (29 e 30 de janeiro) e Luziânia (1º e 2 de fevereiro).
Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte e Trindade receberam os primeiros encontros promovidos pelo Goiás Social nas duas primeiras semanas de 2024. Os tópicos das capacitações incluem:
- Mediação de conflitos
- Prevenção de violência
- Implementação de cultura de paz nas escolas e comunidades
- Implementação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) nos municípios
- Utilização do Sistema para Informação da Infância e Adolescência (Sipia)
- Orientação para captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA)
POLÍTICAS PÚBLICAS
Para o titular da Seds, Wellington Matos, a qualificação dos profissionais que atuam diretamente na construção de políticas públicas, prevenção de problemas, soluções de conflitos e construção de um ambiente social saudável para crianças e adolescentes é uma pauta prioritária do Goiás Social.
“Buscamos a assessoria de quem conhece todas as suas camadas e tem notável experiência para realizar esse trabalho”, afirma.
O superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Seds, Ricardo Costa, reforça a importância da união na atuação de todos os representantes em defesa de políticas públicas para crianças e adolescentes.
“Não há como atuar em defesa das crianças e adolescentes se cada um ficar em seu espaço e não conversarmos entre nós”, completa.
Já a representante do CPA, Rayssa Rodrigues, potencializa a relevância do treinamento em todo o estado.
“É um treinamento que atende todos os municípios e traz a importância de cada criança e adolescente, reforçando nossos direitos como prioridade absoluta”, destaca.
As capacitações começaram no final de novembro de 2023, com encontros regionais em Silvânia, Itumbiara, Porangatu, Uruaçu, Jataí e Portelândia. Entre os participantes das formações, estão gestores públicos da assistência social, conselheiros tutelares, conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente, gestores da área da educação, comarcas, além de toda rede de proteção da criança e lideranças juvenis.
Editado por Márcia Fabiana via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social