Planetário Digital de Anápolis completa 10 anos
Local já recebeu visitação de cerca de 170 mil pessoas desde sua criação
Publicado: 01.02.2024
Nos últimos anos, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Rede Municipal de Educação, tem investido no estudo das ciências, seja através da participação dos estudantes em olimpíadas, feiras e oficinas, assim como pela incorporação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ao calendário escolar.
Um dos meios de divulgação e popularização da cultura científico-tecnológica em Anápolis é o Planetário Digital, que completa 10 anos nesta terça-feira, 30. O local disponibiliza ferramentas modernas para o estudo da Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins à comunidade. Ao longo dos anos, o espaço já recebeu a visita de cerca de 170 mil pessoas, incluindo mais de 1,6 mil turmas escolares das redes municipal, estadual e particular.
“Nossos estudantes têm cada vez mais se interessado pelos assuntos relacionados à ciência e o planetário é um campo fértil para que eles possam aprender na prática, assistindo a vídeos interativos e tendo contato com todo o equipamento tecnológico que nós temos”, ressalta Alex Martins, secretário Municipal de Educação.
Para Juliana de Araújo, coordenadora do Planetário Digital, é motivo de orgulho fazer parte dessa história. “É muito gratificante ver o envolvimento de toda a comunidade com as nossas programações. As sessões são sempre cheias e todos ficam animados para observar a lua e as estrelas nos telescópios”, conta.
O Planetário Digital tornou-se referência para outros estados brasileiros devido aos modernos telescópios destinados à observação da lua, dos planetas, das estrelas e constelações. Além disso, o local conta com espaço de exposições e uma cúpula hemisférica que oferece projeção em 360º, além de apresentar aproximadamente 20 filmes interativos.
Planetário Digital de Anápolis
Praça Augusto César Miranda de Alencar, Avenida Jamel Cecílio – JK Nova Capital
Telefone: (62) 3902-2728
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, e sessões na cúpula às 16h30 e às 19h30