Estudantes da rede municipal de Educação participam de circuito ambiental
Projeto, realizado em parceria com a UniEvangélica, tem como objetivo promover reflexões sobre temáticas ambientais e aborda a dengue como um dos principais assuntos
Publicado: 22.02.2024
Foto: Victor Augusto/PMA
“Participar do Circuito Ambiental foi uma das melhores experiências que tive até agora porque, além de aprender sobre os tipos de solo, rios e lagos, a gente pôde conhecer sobre vários tipos de animais na prática. E isso só me deu mais ainda a certeza de que eu quero ser uma médica veterinária quando crescer”, conta Emanuelle Leal, estudante da Escola Municipal Deputado José de Assis.
O Circuito Ambiental é idealizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NAE) da UniEvangélica, em parceria com a Prefeitura de Anápolis por meio da Rede Municipal de Educação e também das redes estadual e particular. O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática com elementos do meio ambiente e ensinar sobre a importância dos recursos naturais e de sua preservação.
Na manhã desta terça-feira, 20, Emanuelle e toda a sua turma fizeram uma visita aos laboratórios de solos e biodiversidade da UniEvangélica, onde puderam manipular espécies disponíveis no local, a olho nu e com o uso de microscópio. O mosquito Aedes Aegypti e a dengue foram alguns dos temas abordados.
“É essencial que a gente trabalhe esse projeto com as nossas crianças e adolescentes para criarmos neles, desde pequenos, uma reflexão crítica sobre problemas ambientais locas e globais e contribuirmos para a formação de indivíduos com responsabilidade socioambiental”, ressalta Giovana Tavares, coordenadora do NAE.
O Circuito Ambiental consiste numa visita guiada, com acompanhamento de técnicos, professores e monitores a espaços institucionais denominados “Estações”, como laboratórios de Informática, Química, Biodiversidade e Usinas Fotovoltaicas. Durante a visita, são abordados temas como pegada ecológica, clima e mudanças climáticas, descarte do lixo, análise fisico-química de amostra de água, conservação da biodiversidade, entre outros.
De acordo com cronograma, são esperados neste primeiro semestre, cerca de 400 estudantes das Escolas Municipais Clóvis Guerra, Cora Coralina, Deputado José de Assis, Dr. Adahyl Lourenço Dias, Jahir Ribeiro Guimarães, Jerônimo Vaz, Manoel Gonçalves da Cruz, Raimunda de Oliveira Passos e Realino José de Oliveira.