Emater faz pré-lançamento de cultivar de feijão na Tecnoshow
Emater marca presença na Tecnoshow com pré-lançamento de cultivar de feijão (Foto: Emater)
Publicado: 09.04.2024
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) marca presença mais uma vez na Tecnoshow, a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro. Nesta edição, a grande novidade que a agência leva para o evento é o pré-lançamento do Feijão GO Social, que possui alta produtividade e resiliência.
A nova variedade foi desenvolvida para atender às necessidades específicas da agricultura familiar. O cultivo do grão requer baixo uso de insumos, sendo uma opção ambientalmente sustentável e econômica, explica a diretora de pesquisa agropecuária, Maria José del Peloso.
“Trabalhamos no GO Social por três anos em ambientes contrastantes nas três safras de plantio e, agora, a Emater está pronta para recomendar com segurança o plantio dessa variedade para a agricultura familiar. Ele possui tolerância a pragas e doenças, tem boa produtividade sob baixo uso de fertilizantes, é resistente a acamamento e possibilidade de colheita por arranque direto ou mecânico”, explica.
Dados do IBGE mostram que, em Goiás, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares, o que equivale a cerca de 63% da quantidade total. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, a agricultura familiar goiana emprega 46,8% da mão de obra no campo e gera cerca de R$ 4 bilhões em valor de produção, o que representa 10,5% do valor da produção total do Estado.
“A Emater está presente em todo o estado, dando apoio aos agricultores familiares para alavancar sua produção, ajudando a melhorar a qualidade e o valor agregado aos produtos”, destaca o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
No estande da agência, o público poderá conhecer ainda os principais programas sociais da Emater, projetos de inovação e resultados de pesquisas. A Tecnoshow teve início nesta segunda-feira (08/04) e segue até sexta-feira (12/04), em Rio Verde.
Editado por Juliana Carnevalli via Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) – Governo de Goiás