Alunos usam Inteligência Artificial na preparação para o Enem

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Programa de desenvolvimento da leitura e redação, adotado pela rede estadual de Educação, prepara estudantes para a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Foto: Secom)

Publicado: 11.04.2024

Os alunos da 3ª série do ensino médio na rede estadual de Goiás estão utilizando um programa de Inteligência Artificial, de leitura e redação na preparação para o Enem. É o sistema Letrus, tecnologia educacional que usa o modelo de redação do exame e serve como diagnóstico de aprendizagem para os alunos.

“Além da devolutiva pormenorizada de cada estudante feita por Inteligência Artificial, a Letrus entrega ao professor dados e estatísticas agrupadas por turmas, de maneira que possa preparar aulas específicas para corrigir lacunas ou potencializar talentos”, explica José Gabriel Menezes Freitas, coordenador de implementação em escolas públicas da Letrus.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Para participar do programa, os estudantes devem cadastrar as produções na plataforma. Cada ciclo de produções segue uma temática, tendo sido a primeira “O Impacto Ambiental e os Desafios da Reciclagem dos Resíduos Têxteis”. Já o segundo ciclo, iniciado no dia 4 de abril e que vai até o dia 30, receberá produções sobre “Os Impactos e Limites da Inteligência Artificial na Sociedade Brasileira”.

A intenção é que o aluno possa acompanhar o desenvolvimento do seu nível de compreensão e comunicação textual. De acordo com Freitas, essa percepção da evolução faz o estudante ficar mais engajado e melhorar a cada novo texto.

Em experiências anteriores, a Letrus identificou que os estudantes que redigiram sete textos no período de um ano, a melhora foi de 8%, enquanto os alunos que entregaram nove textos tiveram um avanço de 12%. Freitas também destaca que resultados expressivos como esses são fruto do engajamento de professores e gestores.

“A Inteligência Artificial tira o trabalho da correção e indica caminhos, mas é o importantíssimo o acompanhamento e o apoio escolar que eleva o padrão da aprendizagem”, completa.

Luís Junqueira, professor de Língua Portuguesa e cofundador da Letrus, destaca que mesmo os estudantes que não forem fazer o Enem se beneficiam com o treino de redação.

“A preparação para a Redação do exame vai além do exame, cultivando habilidades humanas fundamentais como leitura crítica e articulação clara de ideias, essenciais para uma comunicação eficaz na vida cotidiana”, diz.

DEMAIS AÇÕES

A incorporação da Letrus ao currículo faz parte das ações adotadas pela Secretaria da Educação (Seduc/GO) na preparação dos estudantes para o Enem 2024.

Além da Letrus, os alunos da 3ª série participam também de aulões temáticos de diferentes áreas do conhecimento e receberão materiais de redação específicos para a prova. Também serão realizados “Dias D” de mobilização para que estes estudantes realizem as solicitações de isenção da taxa de inscrição e a inscrição no exame.

No decorrer do ano, a Seduc/GO deve lançar ainda um prêmio, que reconhecerá alunos e professores responsáveis por produzirem redações com notas 1.000 e 980.

SOBRE A LETRUS

A Letrus é uma EdTech que elaborou um programa de desenvolvimento de leitura e escrita utilizando tecnologia educacional, inteligência artificial e apoio pedagógico para o aperfeiçoamento da produção textual dos seus estudantes.

Em operação desde 2017, a Letrus foi premiada pela Unesco como melhor tecnologia educacional do mundo e chancelada academicamente pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Editado por Kattia Barreto via Secretaria da Educação – Governo de Goiás

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