PGR denuncia Zambelli e hacker por invasão ao sistema do CNJ

pgr

Procurador pede que acusados respondam por falsidade ideológica

Publicado em 24/04/2024 – Por André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou nesta terça-feira (23) a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a PGR, Zambelli foi a autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um mandato falso de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Na denúncia, o procurador pede que os acusados passem a responder a processo criminal por falsidade ideológica e invasão a dispositivo informático. A PGR acrescentou que a deputada fez pagamentos ao hacker por meio de uma empresa que prestou serviços ao PL nas eleições.

“Está demonstrada a materialidade dos fatos bem como, e fartamente, a sua autoria pela senhora Carla Zambelli e pelo senhor Walter Delgatti. Mediante colaboração recíproca, promoveram a invasão a dispositivos informáticos e a emissão de documentos ideologicamente falsos, com o fim de prejudicar a credibilidade e o regular funcionamento do Poder Judiciário”, afirmou Gonet.

A denúncia foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes. Caberá ao ministro levar o processo para julgamento na Primeira Turma da Corte, que vai decidir se Zambelli e o hacker vão virar réus no processo. A data do julgamento ainda não foi marcada.

A defesa de Carla Zambelli declarou que recebeu o oferecimento da denúncia com “surpresa” e que não há provas de que a parlamentar tenha incentivado o ataque hacker.

Já a defesa de Delgatti afirmou que a apresentação da denúncia revela que o hacker disse a verdade.

Edição: Denise Griesinger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fatal error: Uncaught ErrorException: file_put_contents(): Write of 847 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php:172 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(8, 'file_put_conten...', '/home/jestado/p...', 172) #1 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php(172): file_put_contents('/home/jestado/p...', '(function(){var...', 8) #2 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(136): LiteSpeed\File::save('/home/jestado/p...', '(function(){var...', true, true) #3 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://www.jor...', 'js', true, Array) #4 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(382): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array, 'js') #5 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #6 /home/jestado/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\Optimize->finalize('<!doctype html>...') #7 /home/jestado/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!doctype html>...', Array) #8 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/core.cls.php(477): apply_filters('litespeed_buffe...', '<!doctype html>...') #9 [internal function]: LiteSpeed\Core->send_headers_force('<!doctype html>...', 9) #10 /home/jestado/public_html/wp-includes/functions.php(5464): ob_end_flush() #11 /home/jestado/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #12 /home/jestado/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #13 /home/jestado/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #14 /home/jestado/public_html/wp-includes/load.php(1279): do_action('shutdown') #15 [internal function]: shutdown_action_hook() #16 {main} thrown in /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172