Prefeitura de Anápolis realiza exposição “Anápolis conquista a América” e celebra laços históricos com os Estados Unidos
A mostra estará aberta ao público até o dia 14 de junho no Ceitec
Publicado: 22.05.2024
A Prefeitura de Anápolis realiza a exposição “Anápolis conquista a América”, uma homenagem aos vínculos históricos e culturais entre Brasil e Estados Unidos. A mostra, sob a curadoria do historiador e gerente de turismo, Jairo Alves Leite, estará aberta ao público até o dia 14 de junho, das 8h às 17h, no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec), Bairro Jundiaí.
“A exposição celebra os laços profundos e duradouros entre Brasil e Estados Unidos, destacando a importância de nossa cidade nessa rica história compartilhada. É uma oportunidade imperdível para os anapolinos e visitantes mergulharem em um capítulo fascinante do nosso passado, reconhecendo o papel de Anápolis no cenário cultural e histórico internacional. Convidamos todos a prestigiar essa mostra e a se encantar com as histórias e memórias que nos conectam às estrelas de Hollywood e aos importantes marcos de nossa trajetória conjunta”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Geraldo Lino.
Essa exposição ganha vida para contar uma história que se desenrola entre as décadas de 1930 e 1980, quando três famosas atrizes norte-americanas fizeram de Anápolis seu refúgio. Neste período moraram no município as atrizes Joan Lowell, acompanhada de seu marido Capitão Leek Bowen, Janet Gaynor e Gilbert Adrian, além de Mary Martin e Richard Halliday.
Além do glamour de Hollywood, a exposição destaca a importância da aviação na história de Anápolis, com ênfase nas Aerovias Brasil, que operava voos regulares entre Brasil e Estados Unidos com escalas na cidade. A presença dos Frades Franciscanos vindos de Nova Iorque também é abordada, sublinhando a ligação cultural e religiosa entre as duas nações. Uma seção dedicada à numismática revela detalhes curiosos sobre a relação monetária entre os países.
“Anápolis conquista a América” celebra o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos (1824–2024), sublinhando momentos-chave dessa parceria histórica, com um foco especial em Anápolis. “A mostra representa um marco na preservação e divulgação da história compartilhada entre Brasil e Estados Unidos. Cada elemento curado nesta exposição é o resultado de uma extensa pesquisa e análise histórica. Nosso objetivo foi selecionar artefatos e documentos que não apenas narram, mas também contextualizam os laços culturais e históricos entre Anápolis e os Estados Unidos, destacando a relevância estratégica da cidade nesse cenário”, frisou o curador da exposição e gerente de turismo, Jairo Alves Leite.