Inauguração simultânea de exposições na Galeria Antônio Sibasolly destaca talentos locais e nacionais

galeria antonio sibazolly

Espaço apresenta as artistas Alina Duchrow, Fernanda Adamski e Marcela Campos, selecionadas na segunda edição do Programa de Exposições da instituição

Publicado: 07.062024

Foto: Filipe Leite

No próximo sábado, 8 de junho, às 18h, a Galeria Antônio Sibasolly abrirá suas portas para a inauguração simultânea de três exposições das artistas Fernanda Adamski, Alina Duchrow e Marcela Campos. Selecionadas por meio do edital do Programa de Exposições da instituição, essas mostras individuais destacam talentos nas categorias estadual, nacional e regional, respectivamente.

A secretária de Integração, Márcia Jacinta, destaca a importância do evento. “Com essas três mostras, sentimos a vibração destes dois aparelhos funcionando juntos, o que tem angariado a Anápolis uma referência nacional nas artes visuais, pela circulação intensa e a qualidade das exposições”.

Realizado pela Prefeitura de Anápolis em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly, o projeto conta com um aporte de R$ 100 mil do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Em sua segunda edição, o programa recebeu 198 inscrições de todo o Brasil. Coube à Comissão de Seleção, composta por Orlando Maneschy, Maria Adelaide Pontes e Paulo Henrique Silva — coordenador da Galeria Sibasolly — a escolha dos nomes que vão ocupar as salas da Galeria até o mês de agosto.

Na categoria estadual, Fernanda Adamski, a artista anapolina, que vive um momento promissor em sua trajetória, é conhecida por suas paisagens desenhadas a partir de pequenos elementos, sinais gráficos e símbolos que codificam parte de sua história pessoal. Em sua série “Ao meu redor”, Fernanda utiliza desenhos a nanquim e aquarela sobre papel para abordar questões ambientais, destacando a poluição atmosférica por meio de representações críticas e detalhadas.

A jovem artista de Planaltina (DF), Marcela Campos, foi selecionada na categoria regional. Sua exposição “Memórias líquidas: entre o real e o fantástico” resulta de uma mostra realizada na Galeria Referência, em Brasília. Marcela utiliza diversos suportes e linguagens, como aquarelas, azulejos, objetos e performances, para explorar temas como memória, solidão e a melancolia da mulher adulta, conectando esses elementos com as brincadeiras da infância.

Alina Duchrow, selecionada na categoria nacional, apresenta a exposição “Teologia Natural”. Arquiteta e artista visual nascida em Fortaleza e radicada em Rabat, Marrocos, Alina traz uma narrativa poderosa que atravessa fronteiras e tempos. Sua obra reflete sobre a relação entre o homem, a natureza e a história, denunciando os impactos da exploração desenfreada dos recursos naturais. A exposição inclui instalações, desenhos, vídeos e micronarrativas que exploram os vestígios do colonialismo e a exploração da borracha na Amazônia.

“Nosso programa de exposições se apresenta ao artista como mais um espaço de ocupação, de visibilidade para sua produção e de estímulo à reflexão sobre os movimentos estéticos em desenvolvimento ao integrar às exposições ações de formação artística”, afirma o coordenador da Galeria Antônio Sibasolly, Paulo Henrique Silva. Ele destaca que a Sibasolly passou por ampliação recente e agora conta com aproximadamente 400 m² de espaço expositivo, dando continuidade às políticas públicas no setor das artes visuais que têm se consolidado nos últimos anos.

Além das mostras, as artistas Fernanda, Marcela e Alina realizarão oficinas de formação destinadas a artistas e estudantes de artes e áreas afins. Esse momento de conversa e troca de experiências entre as artistas e o público está marcado para o dia anterior ao início das mostras, 7 de junho, no Cine Sibasolly, um espaço recém-inaugurado. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *