Brasileiro entra no Guinness por coleção de camisas de futebol

colecao camisas clubes

Cássio Brandão acumulou um total de 6.101 peças

Publicado em 26/06/2024 – Por Leonardo Benassatto, Amanda Perobelli e Gabriel Araújo – São Paulo

O brasileiro Cássio Brandão caminha por cômodos repletos de cabides que, em abril, o tornaram detentor do título do Guinness World Records como proprietário da maior coleção de camisas de futebol do mundo.

De camisas raras de Pelé a uma camisa do Brasil na Copa do Mundo de 1998 autografada por Ronaldo, o funcionário do Google, de 41 anos, acumulou um total de 6.101 peças desde que começou a colecioná-las em 2000.

“Mais do que apenas 6.101 pedaços de pano são 6.101 histórias. São histórias que ajudam a contar um pouquinho a história do futebol”, disse Brandão à Reuters enquanto mostrava algumas de suas peças favoritas, usando luvas brancas.

Ele guarda suas camisas no escritório de um clube de colecionadores que fundou em São Paulo, o Alambrado Futebol e Cultura, que reúne 60 pessoas que trocam histórias e camisas, algumas valendo até R$ 40 mil.

A coleção de Brandão inclui a camisa usada por Pelé quando o Rei do Futebol conheceu a rainha Elizabeth, do Reino Unido, em 1968. Ela foi a convidada de honra em um jogo no Maracanã durante uma visita oficial ao Brasil.

Pelé é a maior estrela da sede do Alambrado, que é decorada com camisas autografadas e fotos emolduradas do ex-jogador, que morreu em dezembro de 2022.

“Algumas camisas podem chegar a R$ 40 mil, mas uma camisa de Pelé não tem preço”, declarou Brandão.

Ele também exibe uma jaqueta da seleção brasileira de 1994 usada pelo heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton no Grande Prêmio de São Paulo do ano passado, quando o piloto britânico (cidadão brasileiro honorário) pediu a roupa emprestada.

Uma grande parte da coleção de Brandão é dedicada ao seu clube favorito, o Corinthians, incluindo camisas da época de Ronaldo no clube e camisas usadas por seu jogador favorito, Sócrates.

“Cada camisa contém uma história”, afirma Brandão. “Histórias de vitórias, derrotas e superação. Histórias importantes para ajudar a documentar um pouco o esporte mais apaixonante do mundo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fatal error: Uncaught ErrorException: md5_file(/home/jestado/public_html/wp-content/litespeed/js/d4012fc3b767d9ece1c14ae7b7ac0e27.js.tmp): Failed to open stream: No such file or directory in /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php:140 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(2, 'md5_file(/home/...', '/home/jestado/p...', 140) #1 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(140): md5_file('/home/jestado/p...') #2 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://www.jor...', 'js', true, Array) #3 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(382): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array, 'js') #4 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #5 /home/jestado/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\Optimize->finalize('<!doctype html>...') #6 /home/jestado/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!doctype html>...', Array) #7 /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/core.cls.php(477): apply_filters('litespeed_buffe...', '<!doctype html>...') #8 [internal function]: LiteSpeed\Core->send_headers_force('<!doctype html>...', 9) #9 /home/jestado/public_html/wp-includes/functions.php(5464): ob_end_flush() #10 /home/jestado/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #11 /home/jestado/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #12 /home/jestado/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #13 /home/jestado/public_html/wp-includes/load.php(1279): do_action('shutdown') #14 [internal function]: shutdown_action_hook() #15 {main} thrown in /home/jestado/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php on line 140