Prefeitura de Anápolis conclui instalação de LED no Novo Paraíso e avança para a região Norte
Equipes trabalham nesta semana para finalizar troca no Daia e iniciam trabalho no Bairro Antônio Fernandes
Foto: Bruno Velasco
Outra frente de trabalho de troca das lâmpadas incandescentes por LED prossegue no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). A previsão é que o serviço no local seja concluído até o fim desta semana, atendendo a um pedido dos trabalhadores.
“No Novo Paraíso, precisamos trocar não somente as luminárias, mas também os braços que as sustentam. Por isso e pelo tamanho do bairro, precisamos de pouco mais de duas semanas para concluir o trabalho. Agora, seguimos com duas frentes de serviço bem avançadas para cumprir a determinação do prefeito Roberto Naves em levar a iluminação em LED para toda a cidade”, disse a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro.
Anápolis já tem cerca de 80% de toda a iluminação pública em LED. Esta tecnologia gera uma economia de 30% em relação às lâmpadas de sódio e de mercúrio, além de ter maior vida útil em relação às demais.
As novas lâmpadas são capazes de funcionar por até 50 mil horas, o que reduz custos com eventuais trocas. Por outro lado, a antiga iluminação – distribuída entre incandescentes e fluorescentes – tinha durabilidade de 1 mil a 10 mil horas.
A troca da iluminação de sódio por LED começou pelo Recanto do Sol, em 2018, e segue um planejamento, inclusive com manutenção de postes que não suportavam a troca.
“Entendemos a iluminação pública como uma questão de segurança pública, já que a lâmpada de LED possui maior luminosidade comparada com a lâmpada comum. E este tema é essencial para nós e para a sociedade. Por isso, medidas como esta e a criação da Força Tática resultaram numa queda histórica da criminalidade em Anápolis, como por exemplo a redução de 81,5% no número de homicídios em oito anos”, afirmou o prefeito Roberto Naves.