Caiado destaca parceria entre poderes em visita a órgãos de Justiça na cidade de Goiás
Dando continuidade às celebrações dos 297 anos da cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado esteve, nesta terça-feira (23/07), nas sedes dos órgãos do sistema de Justiça no município. O gestor destacou a parceria entre os diferentes poderes e a contribuição das instituições para a manutenção do bem-estar da população ao afirmar que as entidades são “peças fundamentais para a governabilidade”.
Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, Caiado prestigiou a instalação da OAB-GO na antiga capital goiana, no prédio da subseção, que foi cedido pelo Governo de Goiás à entidade de classe. Na ocasião, foi assinado um termo, firmado entre a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e OAB-GO, para a cessão, reforma e restauração do imóvel que irá abrigar a nova subseção, além da instalação do Museu e Memorial da Advocacia Goiana e o Museu da Juceg no local.
Caiado frisou a responsabilidade em defender a profissão, que presta tantos serviços relevantes. “Reconhecemos a importância da OAB Goiás, que hoje é reconhecida e se destaca no cenário nacional”, pontuou, ao lembrar que a cidade de Goiás é o berço da advocacia goiana.
“Esse é um momento de extrema importância para a advocacia de Goiás. Essa sede representa o compromisso da advocacia com essa cidade que, ao longo dos anos, é um exemplo para todos goianos”, frisou o presidente em exercício da OAB-GO, Thales José Jaime, que agradeceu ao governador pela parceria saudável entre Estado e instituição.
Na sequência, Caiado conheceu a unidade da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) na cidade, que é conduzida pelo procurador-chefe regional Ian Pedro Alvarenga. Na ocasião, o governador ressaltou a consistência do trabalho realizado pelo órgão.
“Goiás é o único estado que conseguiu ter a convalidação das decisões de vocês no Supremo Tribunal Federal. Isso mostra o conteúdo e o preparo daquilo que vocês produzem no estado”, elogiou.
“É uma carreira que contribui enormemente com o nosso estado, garantindo segurança para todos nós que temos responsabilidade nos atos administrativos”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela, ressaltando a deferência que tem pela profissão de procurador. Rafael Arruda, procurador-geral do Estado, recordou o objetivo da instituição na defesa do cidadão. “Somos uma equipe de soldados na defesa de Goiás, para que tenhamos um estado forte”, enfatizou.
OUTRAS VISITAS NA CIDADE DE GOIÁS
Mais cedo, Caiado visitou o Fórum da cidade, que abriga a sede do Poder Judiciário. No local, foi assinado um protocolo de intenções entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) visando uma parceria para facilitar o acesso à Justiça por meio da disponibilização de pontos de inclusão digital.
A sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO) também foi oficializada nesta terça, na antiga Casa de Fundição do município. O ato foi assinado pelo procurador-geral de justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, e contou com a benção do bispo da cidade de Goiás, Dom Jeová Elias.
No fim da manhã, o governador esteve no Colégio Sant’Ana, sede da DPE-GO, onde participou do lançamento nacional do programa de reconhecimento de paternidade Meu Pai Tem Nome na presença de mais de 20 chefes da Defensoria Pública brasileira e conferiu os atendimentos disponibilizados à população pela instituição.