Projeto de Goiás vence Prêmio Agilidade Brasil 2024 – Edição Setor Público

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Servidores da Secti são reconhecidos pela implementação de nova metodologia no serviço público (Foto: André Bianchi)

Publicado: 24.08.2024

O estado de Goiás alcançou o primeiro lugar nacional no Prêmio Agilidade Brasil 2024 – Edição Setor Público. O anúncio foi feito na última terça-feira (20/08), em Brasília (DF), quando foram divulgadas as melhores práticas de gestão de órgãos de todo o país.

A adoção da metodologia OKR (Objectives and Key Results, em português Objetivos e Resultados-chave) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foi a vitoriosa e recebeu o selo digital “Cases mais Ágeis do Brasil”.

OKR é uma ferramenta para aumentar a eficiência da gestão pública por meio de desdobramento de metas a partir da definição de objetivos.

“Trouxemos esse método de gestão para o setor público a partir de cases privados e tem dado muito certo. Temos conseguido tornar a gestão mais eficiente e focar nas entregas aos cidadãos goianos, atendendo o alto padrão de qualidade determinado pelo governador Ronaldo Caiado”, diz o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

“No setor público, as metodologias ágeis deixam as entregas mais rápidas, com menos retrabalho. Isso é algo inovador”, explica Clara Gomes, chefe do Escritório de Projetos Setorial da Secti.

“Podemos citar como exemplo o programa Cidadão Tech, que visa promover a cidadania digital em Goiás. Em apenas dois meses conseguimos planejar e colocar o programa para rodar. A metodologia foi seguida do zero e o programa entregue em tempo recorde”.

Os demais premiados estão disponíveis no portal do evento.

Transformação digital

Também neste mês de agosto, Goiás obteve o primeiro lugar no Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e foi destaque na oferta de serviços públicos digitais, ficando à frente dos estados do Rio de Janeiro (2º), Piauí (3º), Rio Grande do Sul (4º) e Bahia (5º).

O estado figurava entre os 10 piores do país na categoria, em 2019. De lá para cá, promoveu a desburocratização dos serviços públicos para torná-los disponíveis em meio digital e democratizar o acesso à população.

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