No Dia do Cerrado, Semad discute mudanças climáticas
Publicado: 11.09.2024
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) promove nesta quarta-feira, 11 de setembro, Dia do Cerrado, o 1º Seminário Técnico-Científico sobre Mudanças Climáticas do Estado de Goiás. O evento começa às 9h, no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, durante todo o dia.
O seminario visa celebrar o Dia do Cerrado e promover intercâmbio de conhecimentos e experiências em prol da pauta climática goiana, discutindo as oportunidades e os desafios compreendidos na inter-relação entre o bioma e a redução de emissões de gases do efeito estufa. Também serão abordados os riscos climáticos no Estado.
Dia do Cerrado
O seminário é aberto, basta fazer a inscrição e a participação é gratuita. Das 9 às 12h, o assunto será a redução de emissões no setor de mudança de uso da terra e florestas em Goiás.
A proposta é divulgar diagnóstico e quadro-síntese de ações (planejadas e em andamento) para combater o desmatamento e os incêndios florestais em Goiás, além obter informações geridas por outras instituições.
A primeira palestra é com Dhemerson Estevão Conciani da Costa, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e coordenador-técnico do MapBiomas Cerrado. A segunda é com Luiza Muccillo, especialista-sênior em Políticas de REDD+ (mecanismo que recompensa países em desenvolvimento por reduzirem as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal) e líder em estratégias de financiamento climático do Earth Innovation Institute.
Serviços ambientais
No período da tarde, as palestras terão, como eixo central, as perspectivas de pagamento por serviços ambientais e adaptação climática em Goiás.
A primeira apresentação do turno vespertino é a de Fabiano Toni, professor da Universidade de Brasília (UnB). A segunda é de Cássio Guilherme Rampinelli, coordenador de Mudanças Climáticas da Agência Nacional de Águas (ANA).
Quem fecha o seminário é Inamara Santos Melo, coordenadora-geral de Adaptação do Ministério do Meio Ambiente. Ao término da programação, o gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Semad, Milvo Gabriel Di Domenico, fará a consolidação dos temas abordados no evento.