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Empresas têm adotado novas estratégias para oferecer uma experiência única aos clientes e, também, vender mais

Publicado: 14.09.2024

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente, data em que os comerciantes aproveitam para valorizar as relações com seus clientes. Isso acontece tanto nas lojas físicas quanto no mundo digital. Aliás, em Goiás, o perfil do consumidor tem se transformado rapidamente, com um número cada vez maior de pessoas conectadas e aproveitando as facilidades e descontos oferecidos pelo comércio eletrônico e pelas novas tecnologias.

No último ano, os goianos gastaram R$ 6 bilhões em compras virtuais, posicionando o estado como um dos principais mercados do Brasil e responsável por 48% das vendas online na região Centro-Oeste. Entre os produtos mais adquiridos via e-commerce, automóveis lideram, seguidos por smartphones e livros. Dados da multinacional japonesa Rakuten indicam que 29,5% dessas compras em Goiás são realizadas por dispositivos móveis.

E, para acompanhar essas mudanças e conquistar o cliente nesse universo virtual, empresas têm adotado novas estratégias, como o conceito de “Experiência Universal do Cliente”, que está ganhando força no país, com 95% dos líderes empresariais acreditando que, justamente, a experiência do cliente será o principal diferencial competitivo nesse cenário.

Para seguir nesse caminho, elas lançam mão de diversas inovações. Exemplo disso é a startup goiana Poli Digital, que desenvolve soluções que unificam canais de comunicação, como redes sociais e WhatsApp, e otimizam o relacionamento em todas as etapas da jornada. Crescendo sem parar no Brasil todo, especialmente em Goiás, a plataforma permite que as empresas ofereçam um atendimento mais ágil e personalizado, gerando maior satisfação e fidelização dos consumidores.

“Estamos vivenciando uma mudança significativa na forma como as empresas lidam com seus clientes ao longo de toda a jornada de compra, ou seja, desde o momento em que ele descobre o produto ou serviço até o atendimento pós-compra. O objetivo é proporcionar uma experiência agradável em todos os pontos de contato da empresa com o cliente, aumentando a satisfação e ajudando a construir uma relação de confiança e lealdade com a marca”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital. Para isso, segundo o especialista, são utilizadas ferramentas tecnológicas que cruzam dados, trazem o histórico de relação do cliente com a empresa, analisam seus perfis de compra e sugerem produtos de acordo com a sua necessidade e preferência.

Alberto Filho, CEO da Poli Digital

Alberto ressalta que é essencial que as empresas acompanhem essa evolução, pois o consumidor está cada vez mais exigente. Pesquisas de mercado, incluindo estudos do Procon de Goiás, mostram que o consumidor goiano busca cada vez mais qualidade e valor agregado em suas compras. “Isso inclui estar em sintonia com os clientes, entendendo suas necessidades e antecipando seus desejos, para oferecer um atendimento que supere suas expectativas e gere uma experiência única”, avalia o CEO da Poli Digital.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a Poli Digital: https://poli.digital/
Sobre Alberto Filho: https://www.linkedin.com/in/alberto-filho/?originalSubdomain=br

REFERÊNCIAS

Sobre dados do Observatório Nacional do Comércio Eletrônico: https://goias.gov.br/industriaecomercio/e-commerce-no-brasil-cresce-4-e-alcanca-r-196-bi-em-2023/

Índice de Confiança do Consumidor (agosto de 2024), da FGV: https://portalibre.fgv.br/noticias/confianca-do-consumidor-sobe-pelo-terceiro-mes-consecutivo

Procon Goiás/ comportamento do consumidor: https://goias.gov.br/procon/pesquisa-do-procon-goias-avalia-comportamento-do-consumidor-goiano/

Sebrae/ Tendências do consumidor: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tendencias-de-mercado-2024-como-sera-o-comportamento-do-consumidor,cf51d9ee8b44c810VgnVCM1000001b00320aRCRD

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