ARM alerta para ‘golpe perfeito’ de boletos falsos idênticos aos da Saneago
Robson Torres é presidente da ARM. (Foto: Paulo de Tarso)
A ARM já recebeu dois tipos de registros diferentes da ação.
No primeiro deles, pessoas vão uniformizadas até endereços, fazem o corte do fornecimento de água e explicam como o usuário deve fazer para regularizar a pendência, relatando já o valor exato do débito e o site que deve ser acessado para o download dos boletos em atraso.
Na segunda situação, os próprios anapolinos são induzidos ao erro, uma vez que digitam “Saneago 2 via” na internet e o link principal já encaminha para o site falso. Lá, os moradores conseguem emitir o boleto no valor da conta original e utilizando do número correto da conta do usuário.
Em ambos os casos, todos os perfeitos detalhes levam o morador a acreditar que realmente se trata de algo oficial da companhia de fornecimento de água.
Cai no golpe, o que fazer?
De acordo com o presidente da ARM, Robson Torres, um ofício será enviado ao Ministério Público de Goiás (MP-GO), ainda nesta sexta-feira (03), para garantir uma investigação mais rigorosa e a penalização dos responsáveis.
A agência também está atuando para que todos que forem afetados sejam devidamente ressarcidos dos valores perdidos pela Saneago. A companhia foi ainda acionada para que atue o quanto antes para tirar do ar o site https://emitir-segunda-via-saneago.site/, que é fraudulento.
A ARM solicita que as vítimas denunciem o golpe através da Ouvidoria, pelo telefone (62) 9 9683-9076. Sem essas manifestações, não é possível mencionar quantas pessoas foram afetadas e o valor do prejuízo.
Cuidados na emissão do boleto.
A melhor maneira de evitar golpes desta natureza, segundo Robson Torres, é colocar essas contas fixas em débito automático.
Caso essa não seja uma possibilidade para o usuário, é preciso conferir que está acessando o site oficial da empresa, que é o www.saneago.com.br.
Além disso, após a emissão do boleto, os moradores devem observar para qual conta está sendo enviada o pagamento.
Isso porque golpistas têm usado nomes de envio como Companhia e Distribuição de Agua LTDA e Saneamento Basico e Companhia de Agua LTDA, sempre com diferentes números de CNPJ.
No momento do pagamento, os dados de quem vai receber o valor deve ser SANEAMENTO DE GOIÁS S/A – SANEAGO e sempre, indubitavelmente, com o CNPJ 01.616.929/0001-02.
Aqueles que tiverem dúvidas se o boleto emitido é verdadeiro ou falso, também pode entrar em contato com a ARM, via Ouvidoria, para esclarecer a indecisão.