Comissão municipal promete atender as demandas urgentes de moradores de rua

0

Comissão para Acompanhamento dos Atendimentos às Demandas Imediatas Apresentadas pela População em Situação de Rua foi criada recentemente

ANA CLARA ITAGIBA

Realizar um trabalho mais incisivo para a assistência aos moradores de rua. Este é o objetivo Comissão para Acompanhamento dos Atendimentos às Demandas Imediatas Apresentadas pela População em Situação de Rua, que foi criada no mês de maio pela Prefeitura de Anápolis.

A equipe é composta por servidores públicos lotados nas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda; Saúde; no Observatório de Segurança; e na Divisão de Postura. Ela atuará dando apoio aos sete Centros de Referência Especializados para População em Situação Rua (Centro POP) e fiscalizando o Serviço Especializado de Abordagem Social, que vai funcionar de forma continuada para buscar a resolução de necessidades imediatas e promover condições de acesso à rede de serviços socioassistenciais.

“A comissão irá identificar e dar encaminhamento para todas as pessoas que estiverem em situação de rua, principalmente aqueles assuntos pontuais, que envolvem o Ministério Público, o Juizado da Infância e Juventude, a Delegacia da Mulher, entre outros”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Tânia Aparecida, que afirmou que essa será uma das primeiras ações a serem intensificadas pela equipe.

A secretária explicou ainda que com a comissão a expectativa é dar mais celeridade aos assuntos urgentes e que são mais delicados no que diz respeito a este público.

Durante o evento de lançamento, que aconteceu no dia 9 de maio, o prefeito Roberto Naves (PTB) disse que além de acesso à rede de apoio, o Serviço Especializado pretende dar acesso às demais políticas públicas na perspectiva de construção do processo de retirada de pessoas das ruas e da garantia dos direitos individuais. Para realizar este trabalho, a equipe conta com um veículo próprio para ir aos locais onde há necessidade de atendimento.

Esse trabalho vai ser realizado por educadores sociais, que foram designados para esta função: Antônio Lisboa de Oliveira Filho, Lemuel Esteves dos Santos, Rosânia Alves Correia, Wanderson Santos Souza, Wellington Pereira de Oliveira e Jordan de Souza.

Já a comissão designada para acompanhar as demandas da população em situação de rua é composta por Glorismar Melazzo (Secretaria de Desenvolvimento Social), Estefânia Cheruli Fernandes (Saúde), Carlos Alberto Rodrigues (Observatório de Segurança) e João Pereira de Souza (Divisão de Postura). Os membros suplentes são: Eerizania Eneas de Freitas Lobo, Rúbia Vaz Borges Freitas, Ednéia Gomes Borges e Luiz Sérgio Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *